Tivemos o privilégio de ter na biblioteca da nossa escola a cientista Catarina Magalhães, professora de Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, membro do Programa Polar Português (PROPOLAR) que tem a missão de promover e apoiar o desenvolvimento da ciência polar portuguesa de excelência, permitindo aos investigadores portugueses o acesso ao Ártico e Antártida. Através da forte cooperação internacional e da gestão da logística, o PROPOLAR encoraja a investigação multidisciplinar de modo a promover o conhecimento sobre as regiões polares, pilares do sistema climático global.
Esta é já a quinta cooperação entre a Propolar e a nossa escola, numa articulação entre o Departamento de Ciências e a Biblioteca escolar, numa perspetiva de consciencialização nos alunos para a importância da investigação científica, da sustentabilidade do planeta e conhecimento das regiões polares.
A Drª Catarina trouxe como mote para esta sessão “Sentir um Planeta em Mudança, o caso do Oceano Ártico” e abordou diversas temáticas associadas ao trabalho dos cientistas nas zonas do Ártico e da Antártida, o que despertou inúmeras questões nos 70 alunos do ensino secundário presentes. E a ciência e o conhecimento vivem de permanentes questões.